Pesquisar Este Blog

Destaques

Reyesvalenciennes Assume a Culpa Por Adiamento do Trimedown: O Primeiro Mundo

 O curta-metragem carrega 6 anos de produção e ainda não há nenhuma confirmação de data para o seu lançamento. Annie Boulahrouz  (Rhzglystow...

Unidades de Conservação Ambiental


As unidades de conservação ambiental são espaços geralmente formado por áreas contínuas, estabelecidos com a finalidade de preservar ou conservar a flora, a fauna, os recursos hídricos, as características geológicas e geomorfológicas (formas de relevo), as belezas naturais, enfim, a integridade do ambiente. Há diversos tipos de unidades de conservação no Brasil. A definição do tipo de determinada unidade dependerá de algumas características e objetivos aos quais se destina , como , por exemplo, exploração sustentável de recursos naturais, preservação total do ecossistema, visitação pública. Portanto , as unidades de conservação podem constituir reservas biológicas ou extrativistas , parques ou florestas nacionais etc.
Os parques nacionais , assim como os estaduais, são  áreas abertas à visitação pública , com fins recreativos ou educacionais. Os nacionais são regulamentados por normas estabelecidas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis); os estaduais seguem as normas definidas pelas secretarias do meio ambiente de cada estado. As florestas nacionais constituem áreas com cobertura vegetal nativa ou plantada , estabelecidas para promover o manejo dos recursos naturais ; proteger os recursos hídricos , os sítios arqueológicos; desenvolver a pesquisa científica , a educação ambiental e atividades de recreação. Manejo: Trata-se de uma maneira planejada de interferir no ambiente natural , a qual supõe , inclusive , a exploração de recursos , mas de forma sustentada , ou seja , que assegure tanto a manutenção dos diversos elementos naturais presentes nos sistemas como a dinâmica das relações entre esses elementos.