Pesquisar Este Blog

Destaques

Reyesvalenciennes Assume a Culpa Por Adiamento do Trimedown: O Primeiro Mundo

 O curta-metragem carrega 6 anos de produção e ainda não há nenhuma confirmação de data para o seu lançamento. Annie Boulahrouz  (Rhzglystow...

O Novo Século


Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global,  embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar para além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos , não de obstáculos econômicos. Ela resulta da abolição da distância e do tempo. Por exemplo, teria sido impossível considerar o mundo como uma unidade antes de ele ter sido circunavegado no início do século XVI. Do mesmo modo, creio que os revolucionários avanços tecnológicos nos transportes e nas comunicações desde o final da Segunda Guerra Mundial foram responsáveis pelas condições para que a economia alcançasse os níveis atuais de globalização. O ponto de partida foi a enorme aceleração e difusão dos sistemas de transporte de mercadorias. No passado, a produção estava limitada à área em que ocorria. Até mesmo o comércio era, em certos aspectos, condicionado pela incapacidade de se transportar bens perecíveis através de grandes distâncias, sem que perdessem suas características naturais . Era possível comerciar cereais , mas não flores frescas. A grande mudança foi o surgimento do transporte de carga por aviões.
O exemplo mais óbvio, que nos afetou a todos, é o fim da sazonalidade dos produtos agrícolas. Hoje, podemos importar frutas tropicais , amoras ou morangos, independentemente da estação do ano. O transporte aéreo tem a velocidade necessária para colocá-las ainda frescas em nossas mesas. Pela primeira vez na história da humanidade, isto tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio , em escala transnacional. Até a década de 1970 , uma companhia que quisesse produzir automóveis em outro país teria de construir uma fábrica inteira e implantar todo o processo de produção no local, por exemplo nas Filipinas. Agora é possível descentralizar a produção de motores e outros componentes e , em seguida , transferi-los para o local mais conveniente para a empresa. Para todas as finalidades práticas , a produção não é organizada no interior dos limites políticos do Estado onde se encontra a sede da empresa.